PUBLICIDADE

Oriente Médio

Explosão de bombas mata 14 em cidade ao norte de Bagdá, diz polícia

14 ago 2013 - 17h58
Compartilhar

Duas bombas explodiram na cidade iraquiana de Baquba nesta quarta-feira, matando 14 pessoas e ferindo 26, segundo a polícia, o mais recente de uma onda de ataques perto da capital Bagdá.

Uma bomba foi detonada em um café no centro de Baquba, 65 quilômetros a nordeste de Bagdá, enquanto a outra explosão atingiu uma loja de sorvete em uma rua comercial, disse a polícia.

A Al Qaeda assumiu a responsabilidade por ataques semelhantes na última semana em que dezenas de civis iraquianos foram mortos durante as celebrações que marcaram o fim do mês sagrado muçulmano do Ramadã.

O Iraque está passando por sua pior onda de violência em pelo menos cinco anos.

Mais cedo nesta quarta-feira, o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, deu uma resposta desafiadora aos atentados cometidos durante o Ramadã, prometendo caçar os responsáveis.

Um grupo formado pela fusão de filiais da Al Qaeda na Síria e no Iraque já disse que os ataques recentes foram em resposta a uma operação de segurança lançada por Bagdá.

"As operações que começamos, para ir atrás dos grupos terroristas e aqueles que estão por trás deles, continuarão ininterruptamente", disse Maliki em breve discurso transmitido pela televisão estatal.

"Nós não vamos parar até que protejamos o nosso povo de todos os meios utilizados para matar, cometer crime e terrorismo".

O Iraque lançou uma campanha de segurança após as fugas em massa de prisioneiros no mês passado, também reivindicadas pela Al Qaeda. A guerra na vizinha Síria e o descontentamento da minoria sunita têm contribuído para a recente instabilidade no Iraque.

(Reportagem de Suadad al-Salhy e de repórter da Reuters em Baquba)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade