PUBLICIDADE

Oriente Médio

Exército somali e missão da ONU tomam de Al Shabab controle de porto-chave

6 fev 2016 - 11h12
Compartilhar
Exibir comentários

O exército somali e a Missão da União Africana na Somália (Amisom) retomaram neste sábado o controle do estratégico porto da cidade de Marka, a 100 quilômetros ao sul de Mogadíscio, que ontem foi tomado pelo grupo terrorista Al Shabab, informaram fontes militares.

A Amisom perdeu o controle da região ontem, quando deixou sua base na cidade de Marka para reajustar suas posições com fins táticos dentro da luta contra os terroristas, informou em sua conta oficial no Twitter.

Este movimento foi aproveitado pela milícia radical islâmica para capturar Marka, onde içou sua bandeira.

Hoje a Amisom e o exército somali voltaram à região e enfrentaram os jihadistas em um intenso tiroteio, que deixou pelo menos três soldados mortos e vários feridos.

Finalmente, conseguiram arrebatar a cidade do Al Shabab, afirmou o comandante militar Abdullahi Yariisow, que detalhou que a operação militar continua em andamento para defender a cidade e fixar posições.

Marka está no sudoeste da Somália, na região da Baixa Shabelle, uma das zonas onde mais operam os terroristas.

Tropas da UA e regionais apoiam há anos o exército somali na luta contra a milícia extremista, debilitada pela perda de muitos territórios que controlava em todo o país e a morte em 2014 do líder Ahmed Godane em um ataque aéreo americano.

Isso não impediu, no entanto, que o Al Shabab tenha cometido graves ataques, como o do mês passado, quando atacou uma base queniana da Amisom e matou 120 soldados, 84 deles quenianos e 36 somalis.

A milícia islamita Al Shabab anunciou em 2012 sua adesão formal à Al Qaeda e à luta para instaurar um estado islâmico de corte wahhabista na Somália.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade