PUBLICIDADE

Oriente Médio

Exército sírio toma controle da cidade de Rankus

Cidade estava nas mãos de grupo rebelde e foi a última das grandes áreas sírias a ser por soldados; houve bombardeio e conflitos sangrentos

9 abr 2014 - 09h48
Compartilhar
<p>Ex&eacute;rcito s&iacute;rio tomou o controle nesta quarta-feira de Rankus, situada ao norte de Damasco e perto do L&iacute;bano</p>
Exército sírio tomou o controle nesta quarta-feira de Rankus, situada ao norte de Damasco e perto do Líbano
Foto: Reuters

O exército sírio tomou o controle nesta quarta-feira de Rankus, a última cidade importante nas mãos dos rebeldes na região de Qalamun, situada ao norte de Damasco e perto do Líbano, informou uma fonte militar.

"Unidades do exército acabam de terminar suas operações em Rankus, restabelecendo a segurança e a estabilidade nesta cidade depois de terem matado um grande número de terroristas", afirmou uma fonte militar citada pela televisão oficial síria.

O regime sírio usa o termo terrorista para designar os rebeldes que lutam contra ele.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), que conta com uma rede de ativistas e de fontes médicas no país, confirmou "a entrada do exército nesta localidade e informou sobre combates sangrentos e bombardeios intensivos".

Segundo o OSDH, os combatentes do movimento xiita libanês Hezbollah, que apoiam as forças do regime, estão na linha de frente nos combates de Rankus, uma cidade situada 45 km ao norte de Damasco e que contava com 20.000 habitantes antes do início da guerra, em 2011.

Uma fonte militar afirmou à AFP na terça-feira que as forças do regime se apoderaram das colinas próximas a Rankus e cercavam a cidade.

No dia 15 de março, o regime já havia se apoderado de Yabrud, outro reduto controlado pelos insurgentes na mesma região. Esta captura havia privado as forças rebeldes das estradas pelas quais se abasteciam a partir do Líbano.

Segundo o OSDH, foram registrados 28 mortos entre as fileiras rebeldes entre terça e esta quarta-feira na região de Qalamun e na da Ghuta oriental, a leste de Damasco.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade