PUBLICIDADE

Oriente Médio

Exército sírio se aproxima de Palmira, cidade controlada pelo EI

23 mar 2016 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários

O exército sírio se aproximou dos arredores da cidade monumental de Palmira, controlada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), informaram nesta quarta-feira a imprensa oficial e ativistas.

A agência de notícias estatal "Sana", que citou uma fonte militar, apontou que os soldados, apoiados pelas Forças de Defesa Nacional - milícias pró-governo, recuperaram ontem à noite o domínio do monte Al Hial, uma das divisas da cidade.

Esta conquista aconteceu após operações intensas do exército na região, onde os militares destruíram as "fortificações" do EI.

No ataque, os soldados em terra contaram com a ajuda da força aérea síria, que tinha como alvo posições dos radicais, segundo a "Sana".

O Observatório Sírio de Direitos Humanos indicou que os combates continuam hoje na área, depois de as forças armadas retomarem o controle de quase todo o monte Al Hial.

A ONG destacou que os militares não só têm apoio da aviação nacional, mas também da russa.

O EI tomou o controle de Palmira, cujas ruínas grecorromanas são Patrimônio Mundial da Unesco, em 20 de maio, após uma ofensiva em que conquistou amplas zonas do leste da província de Homs, na fronteira com o Iraque.

O EI está excluído do cessar-fogo iniciado no território sírio no fim de fevereiro entre o governo de Damasco e a Comissão Suprema para as Negociações (CSN), a principal aliança opositora.

A organização extremista proclamou no final de junho de 2014 um califado nos territórios que conquistou na Síria e no Iraque.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade