PUBLICIDADE

Oriente Médio

Exército sírio recupera controle de localidades no reduto de Assad

19 ago 2013 - 11h28
Compartilhar

O Exército sírio recuperou o controle total de vários povo na província de Latakia (noroeste), reduto do presidente Bashar Al Assad, após intensos enfrentamentos com militantes radicais islâmicos, informaram nesta segunda-feira à Agência Efe fontes de segurança.

As tropas sírias tomaram o controle dos povos de Hambusheya, Al Baluta e Sheikh Nabhan, em Latakia, após enfrentamentos nos quais morreram dezenas de jihadistas, explicaram as fontes.

Ontem, os meios de comunicação pró-governo anunciaram que as forças do regime recuperaram também o controle dos povos de Al Jarata, Al Janzorieh, Baruda e Jabal Shaban, na periferia norte de Latakia.

Segundo ativistas da organização Human Rights Watch, os rebeldes lançaram na semana passada um ataque contra a periferia de Latakia, onde executaram centenas de pessoas.

A província de Latakia, no litoral mediterrânea, é considerada um bastião do regime do presidente sírio, Bashar al Assad, embora nos últimos meses tenham ocorrido combates com os grupos rebeldes nessa zona.

Os fatos em Latakia coincidem com uma visita de uma missão da ONU encarregada de investigar o uso de armas químicas na Síria, que conseguiu entrar ontem no país após ter atrasado várias vezes sua chegada por problemas logísticos.

Mais de 100 mil pessoas morreram na Síria desde o início do conflito em março do 2011, segundo números da ONU.

EFE   
Compartilhar
Publicidade