PUBLICIDADE

Oriente Médio

Exército sírio reconquista área em reduto de Assad

19 ago 2013 - 07h04
(atualizado às 07h25)
Compartilhar

O exército sírio reconquistou todas as posições recentemente tomadas pelos rebeldes na província de Latakia, reduto do clã do presidente Bashar al-Assad no noroeste do país, informou uma fonte militar.

"O exército recuperou o controle da montanha de Nabi Ashia e das regiões próximas ao norte da província de Latakia", afirmou a fonte à agência oficial Sana.

A vitória do regime acontece após a ofensiva da véspera que expulsou os rebeldes de várias localidades conquistas no início de agosto, quando os insurgentes iniciaram "batalha de libertação da costa", principalmente na região de Latakia, reduto da comunidade alauita a qual pertence Assad.

Desde então, os rebeldes tomaram o controle de uma dezena de localidades alauitas, nas proximidades de Qordaha, a cidade natal do falecido presidente Hafez al-Assad, pai do atual chefe de Estado.

"O exército avançou em relação aos rebeldes", destacou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que no entanto não confirmou se os soldados recuperaram as localidades que eram controladas pelos insurgentes.

Uma fonte das forças de segurança sírias afirmou à AFP que restava apenas recuperar na província de Latakia a localidade estratégica de Salma, na fronteira com a Turquia e sob controle rebelde desde o fim de 2012.

Salma, que já foi uma área muito procurada no verão, se transformou em cenário de intensos bombardeios diários do exército sírio desde que foi tomada pelos rebeldes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade