PUBLICIDADE

Oriente Médio

Exército sírio lança dois mísseis Scud contra o norte do país

16 fev 2013 - 15h22
(atualizado às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Combatente do Exército Sírio Livre dispara rifle por um buraco na parede de uma base militar síria durante confronto no bairro de Arabeen, em Damasco</p>
Combatente do Exército Sírio Livre dispara rifle por um buraco na parede de uma base militar síria durante confronto no bairro de Arabeen, em Damasco
Foto: Goran Tomasevic / Reuters

O Exército sírio lançou neste sábado dois mísseis tipo Scud contra o norte do país. Os Comitês de Coordenação Local (CCL) explicaram em comunicado que os mísseis foram disparados do quartel da Brigada 155, localizado na zona de Al Qatifa, o que foi confirmado pela Comissão Geral da Revolução Síria (CGRS) em uma nota. Não é a primeira vez que a oposição denuncia o uso pelo regime sírio deste tipo de armas, que adquiriu no passado da extinta União Soviética.

Em dezembro do ano passado, a Otan e a imprensa americana revelaram que o governo sírio tinha disparado esses mísseis contra o norte do país, mas Damasco negou ao dizer que o Scud "é um tipo de arma estratégica de longo alcance que não é empregado na luta contra grupos terroristas".

Além disso, os grupos opositores indicaram que, somente neste sábado, 59 civis, entre eles alguns rebeldes, morreram em bombardeios e ofensivas das forças leais ao governo de Damasco, a maioria nas províncias de Aleppo, Damasco e sua periferia, Homs e Idlib.

Por sua parte, a CGRS denunciou em comunicado que pelo menos 45 localidades foram bombardeadas hoje pela aviação e artilharia do regime sírio nas províncias de Homs, Deraa, Rif Damasco, Aleppo, Idlib e Deir ez Zor. Em um desses ataques à cidade de Al Rastan, em Homs, quatro civis morreram e vários ficaram feridos, além de causar a destruição de casas pelo intenso bombardeio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade