1 evento ao vivo

Exército israelense derruba drone procedente do Líbano

25 abr 2013
12h34
atualizado às 12h43

Um avião teleguiado (drone) que entrou no espaço aéreo israelense e que provinha do Líbano foi derrubado no litoral norte de Israel, anunciou nesta quinta-feira o exército israelense.

O governo atribuiu esta incursão ao Hezbollah libanês.

"Um avião não-tripulado foi localizado quando se aproximava do litoral israelense e foi interceptado pela aviação israelense a cinco milhas náuticas nas costas de Haifa", segundo um comunicado militar que indica que a interceptação aconteceu às 14H00 local (08H00 de Brasília).

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, criticou a incursão do drone.

"Esta é a segunda vez que um avião sem piloto é interceptado no espaço aéreo israelense em sete meses", de acordo com o comunicado.

"Acho gravíssima esta tentativa de violar a nossa fronteira. Continuaremos a fazer tudo que for necessário para proteger a segurança dos cidadãos israelenses", prometeu Netanyahu em um breve comunicado.

Netanyahu se dirigia para o norte do país para assistir uma cerimônia no momento em que o drone foi localizado. O helicóptero em que ele viajava pousou até que a aparelho fosse interceptado, informou a tv pública.

"É uma nova tentativa do Hezbollah de enviar um drone ao território israelense, declarou o vice-ministro da Defesa, Danny Danon.

"Estamos prontos e atuaremos. Haverá uma resposta de Israel. O Hezbollah sabe que não deve nos provocar", alertou.

Em 6 de outubro, um avião teleguiado enviado pelo Hezbollah sobrevoou o Mediterrâneo antes de entrar no espaço aéreo israelense, perto da Faixa de Gaza, antes de ser derrubado por um avião de combate de Israel.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade