PUBLICIDADE

Ásia

Exército do Paquistão nega morte de soldados indianos na Caxemira

6 ago 2013 - 06h19
(atualizado às 06h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O exército do Paquistão negou nesta terça-feira ter matado cinco soldados indianos na região da Caxemira, que os dois países disputam, ao contrário do que afirmam as autoridades indianas.

"Nenhum membro das forças paquistanesas entrou em território indiano, nem abriu fogo", afirmou uma fonte do exército paquistanês. "As alegações indianas não têm fundamento", completou.

As autoridades indianas anunciaram poucas horas antes que soldados paquistaneses abriram fogo na segunda-feira à noite contra militares indianos perto da Linha de Controle, a fronteira que separa os dois países na disputada região da Caxemira, nas montanhas do Himalaia.

"O exército paquistanês atacou os soldados indianos, violando o cessar-fogo, e matou cinco de nossos soldados", afirmou uma fonte militar à AFP. Fontes do ministério da Defesa em Nova Délhi confirmaram a informação.

Índia e Paquistão, duas potências nucleares militarizadas, protagonizaram três guerras desde a independência, em 1947, do império britânico. Dois conflitos foram relacionados à situação da Caxemira, uma região dividida, mas reivindicada por cada país.

Uma das prioridades do novo primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, é melhorar as relações entre os dois rivais históricos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade