PUBLICIDADE

Oriente Médio

Exército do Afeganistão mata 120 talibãs em confronto por controle de Helmand

23 out 2015 - 14h35
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 120 talibãs morreram nas últimas 24 horas em confrontos com as tropas do Afeganistão pelo controle da capital da província de Helmand, no sul do país, nos quais morreram também três soldados, informou nesta sexta-feira uma fonte oficial.

O Ministério de Defesa do Afeganistão indicou em comunicado que 95 insurgentes morreram e outros 21 ficaram feridos em uma operação conjunta do Exército e da Polícia para expulsar os terroristas da periferia da capital da província, Lashkargh.

Os talibãs atacaram a cidade inicialmente na terça-feira e, desde então, mantêm o controle de algumas partes de Babaji, uma área situada cerca de 2 quilômetros do centro de Lashkargh, o que representa a maior conquista militar desde a tomada de Kunduz no final de setembro.

O Ministério da Defesa disse que, além disso, 25 insurgentes morreram e dez ficaram feridos no distrito de Nadali, também perto de Lashkargh, atacado nos últimos dias em uma operação que retirou grandes áreas do controle dos talibãs.

As tropas afegãs, que sofreram três baixas na ofensiva em Nadali, destruíram oito veículos dos extremistas e apreenderam armamentos em três depósitos no distrito.

Helmand é um dos principais redutos dos talibãs, que controlam pelo menos três de seus distritos, e concentra quase 50% da produção de ópio do Afeganistão, uma das fontes de financiamento mais importantes dos insurgentes.

Os talibãs intensificaram os ataques a grandes centros urbanos do país desde a captura por três dias da cidade de Kunduz, no nordeste, seu maior êxito desde a invasão americana no Afeganistão em 2011.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na última semana um novo plano para manter 5.500 soldados no Afeganistão além do fim de seu mandato, em janeiro de 2017, para continuar treinando as forças afegãs e seguir lutando contra os terroristas diante da "frágil situação do país".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade