PUBLICIDADE

Oriente Médio

Exército da Síria retoma ofensiva para recuperar controle de Palmira

24 mar 2016 - 08h12
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército da Síria chegou aos acessos oeste e sudoeste da cidade histórica de Palmira nesta quinta-feira e voltou a entrar em confronto membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que controlam a região desde maio do ano passado.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, os enfrentamentos, interrompidos durante a madrugada, foram retomados na manhã de hoje em um bairro rural no oeste da cidade.

O EI instalou minas terrestres nas plantações para impedir o avanço das tropas governamentais, que estão recebendo o apoio aéreo de aviões sírios e russos, de acordo com o Observatório.

Na periferia de Palmira, as forças armadas seguem avançando e recuperaram o controle de várias regiões do entorno. Os jihadistas estão pedindo, por meio de alto-falantes, que os moradores deixem a cidade por causa dos confrontos nos arredores.

O EI conquistou Palmira, cujas ruínas são consideradas como Patrimônio Mundial da Unesco, no dia 20 de maio, após uma ofensiva na qual tomou amplas partes do leste da província de Homs.

O grupo terrorista não está incluído no cessar-fogo iniciado na Síria no último dia 27 de fevereiro, um acordo estabelecido pelo governo do presidente Bashar al Assad e a Comissão Suprema para as Negociações, principal aliança de oposição ao regime.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade