PUBLICIDADE

Oriente Médio

Exército da Síria enfrenta EI por controle de aeroporto militar de Palmira

27 mar 2016 - 08h01
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército da Síria conseguiu invadir neste domingo o aeroporto militar da cidade de Palmira, após ter tomado o controle total da cidade pela manhã, incluindo a região onde estão as famosas ruínas greco-romanas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que as tropas governamentais, apoiadas por milícias leais ao regime de Bashar al Assad, estão dentro do aeroporto, mas ainda tentam expulsar os últimos combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Além disso, os dois grupos seguem se enfrentando nos arredores da prisão de Palmira. Também ainda é possível escutar disparos ao leste e ao nordeste da cidade histórica.

Mais cedo, o Observatório tinha informado que o Exército da Síria assumiu o controle total de Palmira, que fica na província de Homs, e tinha sido capturada pelo EI em 20 de maio do ano passado.

Uma fonte militar citada pela agência estatal de notícias "Sana" confirmou que as forças governamentais "acabaram com os últimos grupos de terroristas do 'Daesh' (acrônimo em árabe de Estado Islâmico) e seus esconderijos". Agora, os soldados fazem buscas para desarmar os explosivos e minas instalados pela cidade.

O Observatório, que conta com uma ampla rede de voluntários em todo o país, afirmou que as forças regulares, apoiadas por milícias sírias, árabes e asiáticas, e com o suporte de conselheiros russos, expulsaram os combatentes do EI após intensos enfrentamentos que começaram de madrugada.

A organização acrescentou que os combatentes do EI fugiram em direção às localidades de Al Sujna, Al Taiba, Al Kum e Haql al Hel.

Segundo o Observatório, mais de 400 jihadistas morreram na ofensiva em Palmira, que começou há quase três semanas, e pelo menos 180 integrantes das forças do regime e suas milícias.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade