PUBLICIDADE

Oriente Médio

Exército afegão recupera distrito ocupado pelos talibãs

10 jan 2016 - 06h44
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército do Afeganistão recuperou neste domingo um distrito estratégico na fronteira com o Tadjiquistão que tinha sido capturado pelos talibãs em outubro do ano passado, dias depois que a região sofreu um forte terremoto.

O distrito de Darqad, na província de Takhar, ficou "completamente sob controle das forças de segurança" afegãs no começo da manhã local, segundo informou em comunicado o Ministério da Defesa do Afeganistão.

Na operação para reconquistar o distrito, que continua em algumas áreas remotas, morreu um soldado e outros dois ficaram feridos, acrescentou o Ministério da Defesa.

Além disso, cerca de 40 talibãs morreram, entre eles o chefe dos insurgentes na área, Mawlawi Kamal Haidar, e outros nove foram capturados, afirmou uma porta-voz da Direção Independiente de Governança Local, Munera Yousufzada, em comunicado.

"Nas próximas horas a bandeira nacional será içada nas sedes sociais do distrito", com o que se dará por concluída a operação, assegurou a porta-voz do organismo que se ocupa de fazer funcionar os governos das 34 províncias afegãs.

O distrito de Darqad tinha sido tomado pelos talibãs no dia 28 de outubro, dois dias depois que um terremoto de 7,5 graus com epicentro na vizinha província de Badakhshan causou cerca de 400 mortos e mais de 2.400 feridos no Afeganistão e no Paquistão.

A ofensiva dos talibãs para recuperar áreas estratégicas no Afeganistão se centra atualmente na província de Helmand, no sul do país, essencial como fonte de recursos por produzir grande parte do ópio afegão e como passagem estratégica nas comunicações com o vizinho Paquistão, onde podem se refugiar das forças afegãs.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade