PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ex-presidente israelense Shimon Peres passa por cirurgia

14 jan 2016 - 08h51
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O ex-presidente israelense Shimon Peres, de 92 anos, foi internado nesta quinta-feira com urgência em um hospital, onde passou por uma cirurgia após sofrer um leve ataque cardíaco.

Peres foi levado no começo da manhã ao Centro Médico Cheeba Tel Hashomer, perto de Tel Aviv, com dores no peito.

Segundo um comunicado de seu escritório, Peres "foi submetido a um cateterismo cardíaco, durante o qual foi diagnosticada uma artéria obstruída que foi ampliada com o procedimento"

"O ex-presidente Peres se encontra bem, está plenamente consciente e sua condição é estável", acrescenta na nota.

O médico pessoal do ex-chefe de Estado, Rafael Veldem, declarou ao "Canal 10" de televisão que sofreu um leve ataque cardíaco, mas que "a situação está agora sob controle" já que "o coração está recebendo muito sangue".

Peres "esteve consciente todo o tempo e a única queixa que fez é sobre o fato de que não poderá seguir hoje com suas atividades previstas. Tinha planejado uma viagem ao vale de Surek (perto de Modiin, entre Tel Aviv e Jerusalém) que teve que cancelar", acrescentou o doutor.

Também tinha previsto hoje participar da inauguração oficial do Terceiro Festival de Ladino, no teatro Habima, em Tel Aviv.

Presidente entre 2007 e 2014, Peres foi também duas vezes primeiro-ministro e outras duas primeiro-ministro interino, além de ocupar 12 vezes cargos ministeriais durante as mais de seis décadas que esteve ativo na política israelense.

Além disso, obteve em 1994 o prêmio Nobel da Paz após a assinatura dos Acordos de Oslo com os palestinos, que compartilhou com o ex-presidente palestino Yasser Arafat.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade