PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ex-número dois do regime líbio se une aos rebeldes

19 ago 2011 - 19h29
(atualizado às 19h47)
Compartilhar

Abdessalam Jalloud, antigo colaborador do coronel Muammar Kadafi e ex-número dois do regime líbio, fugiu nesta sexta-feira de Trípoli para se unir aos rebeldes na região de Jebel Nefusa, informaram fontes concordantes. "Abandonou Trípoli para aderir à rebelião", disse o porta-voz militar dos rebeldes, coronel Ahmed Omar Bani.

"Por razões de segurança, não podemos revelar onde está exatamente", destacou o coronel Bani em Benghazi, "capital" da rebelião no leste do país. Segundo outra fonte rebelde, que pediu para não ser identificada, "o comandante Jalloud conseguiu fugir de Trípoli com sua família e chegou nesta sexta-feira à cidade de Zintan", controlada pelos rebeldes a sudeste de Trípoli.

Companheiro de Kadafi desde sua chegada ao poder, Jalloud foi considerado durante muito tempo o segundo homem do regime, mas acabou afastado do poder em meados dos anos 90, por divergências com Kadafi. Jalloud, uma figura muito popular na Líbia, esteve sob vigilância do regime durante longo tempo. Premiê líbio de 1972 a 1977, Jalloud foi também vice-premier, ministro das Finanças e titular da Indústria.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade