PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ex-ministro libanês é enterrado em meio a fortes críticas ao Hezbollah

29 dez 2013 - 13h17
(atualizado às 13h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Mohamad Chatah foi enterrado em Beirute, em um funeral marcado por fortes críticas ao partido xiita
Mohamad Chatah foi enterrado em Beirute, em um funeral marcado por fortes críticas ao partido xiita
Foto: AP

O ex-ministro libanês Mohamad Chatah, contrário ao regime sírio e ao Hezbollah e morto em um ataque na última sexta-feira, foi enterrado neste domingo em Beirute, em um funeral que contou com um forte esquema de segurança e foi marcado por fortes críticas ao partido xiita.

"O Hezbollah é inimigo de Deus!", "O Hezbollah é terrorista!", gritavam centenas de pessoas durante o funeral de Chatah, um membro influente da coalizão "14 de março", contrária ao regime sírio e que acusa o Hezbollah de ser o responsável pelo assassinato.

Mohamad Chatah morreu na sexta-feira após um atentado com um carro-bomba no centro de Beirute, que deixou cinco mortos e mais de 50 feridos. Ele era considerado moderado e sua morte aumentou a divisão no Líbano entre partidários e opositores do regime sírio, além de intensificar as tensões entre xiitas e sunitas.

O assassinato do ex-ministro, a nona personalidade libanesa contrária a Damasco a ser assassinado desde 2005, trouxe à tona novos temores de uma retomada dos ataques contra alvos libaneses específicos.

Durante o funeral, a coalizão "14 de março" prometeu "libertar" o país do arsenal "ilegítimo" do partido xiita. O Hezbollah, porém, disse que pretende manter as armas para lutar contra Israel.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade