PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ex-ministro de Ahmadinejad é nomeado para comandar programa nuclear do Irã

Ali Akbar Salehi comandará a Organização Iraniana de Energia Atômica

15 ago 2013 - 19h04
(atualizado às 19h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O chefe da diplomacia do ex-presidente Mahmud Ahmadinejad, Ali Akbar Salehi, foi nomeado pelo novo presidente Hassan Rohani para o comando da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA). A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela agência oficial Irna.

Salehi já tinha dirigido esse organismo encarregado do programa nuclear entre 2009 e 2010 antes de se tornar ministro das Relações Exteriores. "Espero poder reforçar os avanços conquistados no programa nuclear", declarou Salehi, que tem doutorado em Ciência Nuclear da universidade americana MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Salehi também foi embaixador do Irã na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) entre 1997 e 2005, sob a presidência do reformista Mohammad Khatami.

Israel e os ocidentais acusam Teerã de tentar obter a arma atômica, mas o governo iraniano rejeita que tenha esse objetivo. As negociações entre o Irã e as grandes potências (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) sobre o tema nuclear estão estagnadas.

Rohani declarou na semana passada a sua vontade de realizar "negociações sérias, sem perda de tempo", com as grandes potências sem ceder nos "direitos inegáveis" do Irã no domínio nuclear, principalmente, ao enriquecimento de urânio.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade