PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ex-agente de Israel diz que premiê sabia de espião dos EUA

"Shimon Peres e Yitzhak Rabin (então ministro da Defesa) estavam a par da existência de um agente israelense dentro dos serviços de segurança e das forças armadas americanas", disse ex-agente

1 dez 2014 - 23h54
(atualizado em 2/12/2014 às 08h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Shimon Peres foi acusado de saber sobre presença de espião americano no país
Shimon Peres foi acusado de saber sobre presença de espião americano no país
Foto: Wikipedia / Wikipédia

O ex-primeiro-ministro israelense Shimon Peres sabia da existência do espião Jonathan Pollard, detido e condenado nos Estados Unidos por colher informações secretas para Israel, revelou nesta segunda-feira um ex-agente secreto israelense.

Rafi Eytan, na época chefe de inteligência para assuntos científicos de Israel, admitiu que foi o responsável pelo recrutamento direto de Pollard, um analista da Marinha americana que passou a Israel numerosos documentos secretos sobre os países árabes.

Pollard, condenado à prisão perpétua em 1987 por espionagem, permanece detido nos Estados Unidos.

Em entrevista nesta segunda-feira, Eytan confirmou que "Shimon Peres e Yitzhak Rabin (então ministro da Defesa) estavam a par da existência de um agente israelense dentro dos serviços de segurança e das forças armadas americanas". "Isto é evidente (...), eu me sacrifiquei para assumir tudo".

A prisão de Pollard deflagrou uma crise entre Estados Unidos e Israel que só foi contornada com a promessa israelense de não espionar mais os americanos.

Mas segundo a revista Newsweek, os serviços de inteligência de Israel continuaram espionando os Estados Unidos, informação que foi desmentida por vários ministros israelenses.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade