PUBLICIDADE

Oriente Médio

Evidências apontam uso de armas químicas por forças de Assad, diz Otan

28 ago 2013 - 11h07
(atualizado às 12h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse nesta quarta-feira que informações de fontes variadas apontam para as forças do presidente Bashar al-Assad como responsáveis pelo uso de armas químicas na Síria.

Falando depois de uma reunião de embaixadores da Otan em Bruxelas, Rasmussen disse que qualquer uso de tais armas é "inaceitável e não pode ficar sem resposta", embora não tenha sugerido qualquer resposta. "Os responsáveis devem prestar contas", insistiu.

"Consideramos o uso de armas químicas como uma ameaça para a paz e segurança internacional", assegurou.

Segundo Rasmussen, tudo indica que o regime sírio está por trás de um ataque que representa uma "clara violação" das normas internacionais e que causou centenas de mortes.

"Condenamos duramente estes ataques vergonhosos, que causaram uma grande perda de vidas", explicou o político dinamarquês em comunicado, no qual ressaltou o apoio aliado à investigação que está sendo feita por uma missão de especialistas da ONU no terreno.

No entanto, Rasmussen acusou o governo sírio de ser diretamente responsável pelo ataque, e deu a entender que o regime de Damasco possui um "arsenal de armas químicas" e que, a priori, está por trás dos acontecimentos.

"As informações disponibilizadas por um amplo leque de fontes apontam o regime sírio como responsável pelo uso de armas químicas nesses ataques", afirmou o secretário-geral da Otan.

A Otan vai continuar analisando de perto a situação na Síria e dando assistência à Turquia na proteção da fronteira sudeste da Aliança, assinalou Rasmussen em referência às baterias de mísseis Patriot que os aliados instalaram há alguns meses em território turco.

A Otan já tinha afirmado em várias ocasiões que o uso de armamento químico na Síria representa uma linha vermelha dentro de um conflito do qual preferiu se manter à distância até agora.

Com informações das agências EFE e Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade