PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA: Rússia concorda que Síria sofrerá consequências se não cooperar

16 set 2013 - 07h55
(atualizado às 09h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Kerry durante encontro com colegas da França e do Reino Unido, em Paris
Kerry durante encontro com colegas da França e do Reino Unido, em Paris
Foto: AP

O secretário de Estado americano, John Kerry, disse nesta segunda-feira que não serão toleradas "medidas protelatórias" por parte do regime de Bashar al Assad para entregar seu arsenal químico e que em caso de descumprimento "haverá consequências". As declarações de Kerry foram feitas em Paris após encontro com os ministros das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, e do Reino Unido, William Hague.

"Se (o presidente sírio, Bashar al) Assad não cumprir o prazo para cumprir os termos, não se enganem, estamos todos de acordo - e isso inclui a Rússia - que haverá consequências", disse Kerry em entrevista coletiva em Paris com os seus colegas francês e britânico.

Perguntado se Moscou aceitará a ameaça, o chefe da diplomacia americana argumentou que no acordo obtido na semana passada em Genebra com o chanceler russo, Sergei Lavrov, está previsto explicitamente o recurso ao "capítulo 7" das resoluções do Conselho de Segurança da ONU: das sanções em caso de descumprimento.

Kerry, da mesma forma que Fabius e Hague, afirmou que o compromisso para o desmantelamento das armas químicas em mãos de Assad não é incompatível com a estratégia desses três países de fortalecer a oposição da Coalizão Nacional Síria.

"Assad perdeu toda legitimidade para governar seu país e mantemos nosso compromisso com a oposição", disse Kerry, que garantiu, no entanto, que a comunidade internacional seguirá trabalhando para uma solução política".

Guerra na Síria para iniciantes
AFP AFP
AFP AFP

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/">Raio-x de uma máquina de guerra</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade