PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA promovem novo encontro entre israelenses e palestinos

8 abr 2014 - 00h58
(atualizado às 01h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira que, a pedido das partes, promoveu uma reunião entre negociadores israelenses e palestinos esta noite para "resolver suas diferenças" no contexto das conversas de paz que estão estagnadas. "As diferenças continuam, mas as duas partes estão comprometidas em resolvê-las", informou a porta-voz do Departamento de Estado Jen Psaki em um comunicado no qual não ofereceu mais detalhes sobre o encontro.

A reunião aconteceu depois da advertência feita na última sexta-feira pelo chefe da diplomacia americana, John Kerry, que anunciou que Washington está reconsiderando seu papel em futuras negociações de paz no Oriente Médio. "Há limites para a quantidade de tempo e esforço que os Estados Unidos podem gastar se as partes não são capazes de dar passos construtivos", disse então Kerry. "É lamentável que nos últimos dias as duas partes tenham tomado medidas que não são construtivas", acrescentou.

O processo se encontra à beira do colapso desde que, há duas semanas, Israel não cumpriu com a promessa de libertar a última leva de presos com a qual havia se comprometido antes do reatamento das conversas, cujo prazo vence no próximo dia 29.

Em resposta ao descumprimento do acordo por parte de Israel, os palestinos assinaram 15 solicitações de adesão a tratados e organizações internacionais, já que, na sua opinião, a atitude dos israelenses os liberava de respeitar o compromisso de não comparecer às instituições mundiais enquanto a negociação estivesse em curso.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade