PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA fecharão várias embaixadas no domingo por questões de segurança

1 ago 2013 - 15h55
(atualizado às 15h56)
Compartilhar

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira que fecharão um número não especificado de embaixadas no mundo no domingo devido a temores sobre questões de segurança.

A porta-voz do departamento de Estado, Marie Harf, disse que, depois de domingo, o governo avaliará suas opções, sem especificar o tipo de ameaça ou que embaixadas serão fechadas.

"O Departamento de Estado instruiu algumas embaixadas e consulados dos Estados Unidos a permanecerem fechados ou suspenderem suas atividades no domingo 4 de agosto", declarou Harf à imprensa.

A decisão foi tomada "por precaução e para salvaguardar os nossos funcionários e outras pessoas que possam estar em nossas instalações", acrescentou.

Harf disse que as representações diplomáticas serão fechadas no domingo, com posterior avaliação de uma possível reabertura.

"Também é possível a extensão do tempo de fechamento", indicou.

Harf se recusou a especificar em que lugar do mundo foram detectadas ameaças.

Os escritórios governamentais americanos geralmente não funcionam no domingo, dia que começa a semana de trabalho em muitos países muçulmanos.

Os Estados Unidos aumentaram suas medidas de segurança desde o ataque ao seu consulado em Benghazi, na Líbia, em 11 setembro do ano passado.

O ataque matou quatro americanos, incluindo o embaixador Chris Stevens, um fato que levou os republicanos a acusarem o Departamento de Estado de não tomar precauções suficientes para proteger seus diplomatas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade