PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA exigem da Síria livre acesso aos inspectores de armas da ONU

22 mar 2013 - 21h34
(atualizado às 21h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo dos Estados Unidos exigiu nesta sexta-feira que o regime da Síria permita o livre acesso aos inspetores de armas das Nações Unidas e que coopere com a investigação sobre as acusações de uso de armas químicas no conflito. "Apoiamos uma investigação sobre toda acusação crível do possível uso de armas químicas", disse aos inspetores a porta-voz do departamento de Estado americano, Victoria Nuland.

"Exigimos a total cooperação do regime de Assad, permitindo a entrada aos investigadores e o acesso necessário à investigação", disse Nuland acrescentando que os inspetores devem ter acesso "livre e irrestrito".

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou na quinta-feira que serão investigadas as reclamações mútuas, tanto do regime sírio como dos opositores sobre um possível ataque com armas químicas.

Algumas autoridades dos Estados Unidos, incluindo seu embaixador na Síria, Robert Ford, disseram que até agora não se conhece evidência de que armas químicas tenham sido usadas.

Por sua vez, o presidente americano, Barack Obama, disse em Israel que tem investigado os relatórios, mas se revelou "muito cético" sobre o uso destas armas por parte das forças da oposição.

Nuland confirmou que os Estados Unidos deverão cooperar com a investigação da ONU e que também pretendem realizar estudos independentes, apesar de ser complicado pela necessidade de se reunir provas sobre o terreno em meio ao conflito.

A porta-voz não confirmou se há evidências sobre o uso de armas químicas, assim como não revelou a posição de Washington sobre se o regime sírio continua no controle de seu arsenal de armas químicas. Segundo a ONU, mais de 70 mil pessoas morreram em dois anos de conflito na Síria, onde nenhuma das partes conseguiu uma vitória decisiva.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade