PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA: envio de armas a Assad aumentará violência na Síria

30 mai 2013 - 16h49
(atualizado às 16h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A Casa Branca advertiu nesta quinta-feira que entregar armas ao governo de Bashar al-Assad vai prolongar a violência na Síria, depois das denúncias de que Moscou teria fornecido mísseis antiaéreos ao regime sírio.

"Entregar mais armas a Assad, entre elas sistemas de defesa antiaérea, apenas prolongará a violência na Síria e provocará uma desestabilização da região", disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional (NSC), Caitlin Hayden.

Hayden se negou a falar sobre a entrega de armas antiaéreas por parte de Moscou, destacando que não podia "comentar envios específicos de armas".

Pouco antes, Assad havia reconhecido, implicitamente, ter recebido sofisticados mísseis terra-ar S-300 da Rússia, em declaração divulgada pela Al-Manar, emissora do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado de Damasco.

"Nossa preocupação em relação à continuidade do apoio ao regime sírio por parte da Rússia, por meio do fornecimento de armas e do acesso aos bancos russos é de conhecimento público", desconversou Caitlin.

"Queremos atuar com a Rússia para tentar resolver essa crise e alcançar rapidamente uma solução política", explicou, acrescentando que "é a Rússia que tem de convencer Assad a designar uma equipe com capacidade real de negociar a transferência total do Poder Executivo para uma instância governamental de transição, e nós, fazer o mesmo com a oposição".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade