PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA e Turquia assinarão em breve acordo para treinar e equipar oposição síria

17 fev 2015 - 19h11
Compartilhar

Os Estados Unidos e a Turquia chegaram a um acordo preliminar para treinar e equipar combatentes da oposição síria moderados e esperam assinar o pacto em breve, disseram nesta terça-feira autoridades americanas e turcas, e Ankara prevê uma assinatura em dias.

O exército dos Estados Unidos disse que planejava enviar mais de 400 tropas, incluindo forças de operações especiais, para treinar moderados sírios em locais fora da Síria como parte da luta contra o Estado Islâmico.

Autoridades dos Estados Unidos disseram que planejavam treinar cerca de 5 mil combatentes sírios por ano por três anos de acordo com o plano. Arábia Saudita e Qatar, bem como a Turquia, ofereceram publicamente para hospedar locais de treinamento.

A Turquia espera que o treinamento também irá apoiar a fraca e dividida oposição síria em sua luta contra o presidente sírio Bashar al-Assad.

"As negociações estão sendo concluídas e um texto do acordo será assinado com os EUA em relação ao treinamento do exército sírio livre no período", disse o porta-voz do ministro do exterior turco, Tanju Bilgic.

Em Washington, a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, confirmou um acordo com Ankara a princípio.

(Por Tulay Karadeniz e Jonny Hogg em Ankara e Arshad Mohammed em Washington)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade