PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA e Rússia têm interesses em comum apesar de divergências, diz Kerry

9 ago 2013 - 12h31
(atualizado às 13h06)
Compartilhar

O secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou nesta sexta-feira que os Estados Unidos têm interesses em comum com a Rússia, apesar das tensas relações entre os dois países.

No início do encontro com os ministros russos da Defesa e das Relações Exteriores, Kerry admitiu que as relações entre os dois países enfrentaram "momentos desafiadores" e afirmou que espera por uma troca franca de pontos de vista.

"O relacionamento entre os Estados Unidos e a Rússia é, não preciso dizer, muito importante e é marcado tanto por interesses em comum quanto às vezes por interesses conflitantes", disse Kerry a jornalistas.

Kerry comparou a situação vivida entre a diplomacia americana e a russa a um jogo de hóquei.

"Nós dois sabemos que a diplomacia é como hóquei e às vezes resulta em colisões ocasionais", disse Kerry.

"Portanto somos sinceros, muito sinceros sobre as áreas em que estamos de acordo, mas também sobre as áreas em que discordamos", explicou.

As relações entre os ex-inimigos da Guerra Fria se deterioraram depois que Edward Snowden, um ex-consultor da inteligência americana, voou para Moscou após revelar detalhes de um vasto programa de vigilância das telecomunicações e de internet levado adiante pelo governo dos Estados Unidos.

O presidente americano, Barack Obama, cancelou um encontro com o presidente russo Vladimir Putin mrcado para setembro em Moscou como forma de protesto pela decisão da Rússia de conceder asilo a Snowden.

No entanto, os dois países concordaram em realizar uma reunião com seus ministros da Defesa e das Relações Exteriores que provavelmente irá discutir temas como a Síria, o Irã e o Afeganistão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade