PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA e Rússia manifestam prudência após eleição no Irã

17 jun 2013 - 17h58
Compartilhar

Estados Unidos e Rússia estão "prudentemente otimistas" sobre a questão nuclear iraniana após a eleição do novo presidente Hassan Rohani, declarou nesta segunda-feira o presidente americano, Barack Obama, após um encontro com Vladimir Putin no G8, que se reúne na Irlanda do Norte.

Os dois chefes de Estado esperam que seja possível "fazer com que o diálogo progrida" com a chegada ao poder do clérigo moderado, apoiado pelo campo reformista.

"Espero que após as eleições no Irã haja novas oportunidades para resolver a questão nuclear iraniana", declarou Putin.

"Tentaremos fazer isso de maneira bilateral e dentro do processo de negociações internacionais", explicou.

O Irã é acusado pelo Ocidente e por Israel de querer produzir a arma atômica sob pretexto de um programa nuclear civil, algo que a República Islâmica nega.

As negociações com o grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha) em torno da questão do enriquecimento de urânio estão estagnadas há vários anos.

Durante sua primeira coletiva de imprensa desta segunda, o presidente Rohani, que deve assumir suas funções em agosto, manteve a linha do regime islâmico sobre o tema, descartando qualquer suspensão do enriquecimento, mas prometeu uma transparência maior.

Nesse encontro, Obama e Putin concordaram em realizar uma cúpula bilateral na Rússia nos dias 3 e 4 de setembro, de acordo com uma declaração conjunta.

"Com o objetivo de reforçar a natureza construtiva de nossas relações, pretendemos manter contatos regulares no mais alto nível e organizar uma cúpula EUA-Rússia em 3 e 4 de setembro", ou seja, antes do encontro do G20 previsto para 5 e 6 desse mesmo mês em São Petersburgo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade