PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA e ONU buscam libertação de soldado israelense raptado

Kerry pediu ajuda ao Catar e à Turqui, para garantir a libertação do militar cujo sequestro levou ao colapso do cessar-fogo entre Israel e o Hamas

1 ago 2014 - 14h37
(atualizado às 15h26)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Subtenente israelense Hadar Doldin, que teria sido sequestrado pelo Hamas nesta sexta-feira, 1 de agosto</p>
Subtenente israelense Hadar Doldin, que teria sido sequestrado pelo Hamas nesta sexta-feira, 1 de agosto
Foto: AP

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, temendo uma escalada da violência em Gaza, pediu ao Catar e à Turquia, nesta sexta-feira, que usem sua influência para garantir a libertação de um soldado israelense, cujo sequestro levou ao colapso do cessar-fogo entre Israel e o Hamas.

Kerry falou com o ministro das Relações Exteriores do Catar, Khalid bin Mohammed al Attiyah, e com seu colega turco, Ahmet Davutoglu, pouco depois de ser informado por um assessor, enquanto voltava de uma visita à Índia, sobre os relatos do sequestro e a morte de outros dois soldados israelenses. Os incidentes causaram a interrupção de um cessar-fogo que Kerry teve bastante trabalho para mediar.

“Exortamo-os, imploramos a eles para que usem sua influência para fazer tudo que puderem para trazer o soldado de volta”, disse a repórteres uma autoridade de alto escalão do Departamento de Estado que viajava com Kerry. “Se isso falhar, o risco de que isso continue a escalar e levar à perda de mais vidas é muito alto”.

Além disso, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigiu também nesta sexta-feira a libertação imediata do soldado israelense sequestrado em Gaza e condenou "nos termos mais fortes as informações sobre a violação" do cessar-fogo pelo Hamas.

"O secretário-geral exige a libertação imediata e incondicional do soldado capturado", indicou seu porta-voz em um comunicado, ressaltando que a quebra da trégua em Gaza "prejudica a credibilidade do que o Hamas diz às Nações Unidas.

Com informações da Reuters e da AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade