0

EUA e Israel firmam acordo nuclear, diz rádio israelense

7 jul 2010
11h35
atualizado às 11h36

A Rádio do Exército de Israel informou nesta quarta-feira o país enviou documentos secretos aos Estados Unidos confirmando um acordo de cooperação nuclear entre as duas nações, divulga o jornal israelense Ha'aretz.

A rádio informou que, pelo acordo, os EUA se comprometem a vender a Israel materiais usados para produzir energia, assim como tecnologia nuclear e outros suprimentos. De acordo com o Ha'aretz, o pacto foi firmado apesar do fato de Israel não ser um país-signatário do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

Segundo o jornal, outros países se recusaram a cooperar com Israel no passado pelo fato do país não ser signatário do Tratado de Não-Proliferação Nuclear e existiria uma crescente pressão internacional para que o governo israelense seja mais transparente em relação ao seu arsenal nuclear.

Um especialista em diplomacia ouvido pela rádio afirmou que o acordo coloca Israel na mesma situação que a Índia, que também não assinou o tratado e possui armas nucleares, que assinou em 2008 um acordo com os EUA para importar material nuclear civil.

Em encontro realizado na Casa Branca na terça-feira, o presidente americano, Barack Obama, e o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, discutiram o desafio global da proliferação nuclear e necessidade de fortalecer o sistema de não-proliferação.

Fonte: Redação Terra
publicidade