PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA duplicam ajuda "não letal" à oposição síria

20 abr 2013 - 22h52
(atualizado às 23h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos dobrarão, para US$ 250 milhões, com uma nova contribuição de US$ 123 milhões, sua ajuda "não letal" à oposição síria, segundo anunciou neste sábado o secretário de Estado, John Kerry.

Kerry, que participou de Istambul em reunião da Conferência de Amigos da Síria, acredita em que se possa conseguir uma solução política para uma transição do regime de Bashar al Assad, mas disse que, enquanto isso, Washington vai continuar ajudando com equipamento militar, embora não com armamento, os rebeldes sírios.

Este aumento da ajuda mostra o apoio de Washington a uma solução política ao conflito sírio e para que a oposição progrida em sua visão de uma Síria tolerante e inclusiva, uma vez terminado o regime de Assad.

Em entrevista coletiva ao término da Conferência, Kerry disse que, no marco dessa ajuda, os EUA estão enviando à Síria porções de comida, kits de medicina e dinheiro para que dirigentes locais possam satisfazer as necessidades da população.

Alguns meios de imprensa americanos indicam que Washington está fornecendo equipamentos de visão noturna, veículos e equipamentos de comunicações. Kerry advertiu que se não for possível a aplicação dos Acordos de Genebra para uma transição na Síria, seu Governo pensa em encontrar novas vias de apoio à oposição.

O comunicado do Departamento de Estado detalha que Kerry apelou aos presentes à Conferência de Amigos da Síria para fazer mais contribuições com o objetivo de que o montante da assistência atinja USS$ 1 bilhão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade