PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA dizem que não planejam nova oferta de negociação ao Irã

17 jun 2013 - 20h40
Compartilhar

Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira que não planejam fazer uma nova oferta de negociação nuclear ao Irã por causa da eleição como presidente desse país do reformista Hassan Rohani e ressaltaram que ainda esperam uma resposta iraniana à última proposta das potências ocidentais.

"A bola está em seu campo (do Irã) e estamos esperando uma resposta essencial à proposta equilibrada que emitimos", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, em entrevista coletiva.

Jen Psaki se referia à oferta emitida em abril na cidade de Almaty (Cazaquistão) pelo Grupo 5+1 (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia mais a Alemanha), à qual o Irã não respondeu.

O jornal "The Wall Street Journal" informou hoje que os EUA e a União Europeia (UE) se preparam para lançar uma "agressiva" tentativa de reiniciar as negociações em matéria nuclear em agosto, quando Rohani assumirá seu cargo.

Psaki respondeu a essa informação dizendo que os EUA não planejam "nada novo" por enquanto em sua estratégia nas negociações nucleares, mas seguem esperando uma resposta à oferta de abril.

"O líder supremo (aiatolá Ali Khamenei) é quem maneja a pasta nuclear e não tivemos expectativas que, com estas eleições, isso fosse mudar", afirmou a porta-voz.

Rohani assegurou hoje, em sua primeira entrevista coletiva após sua eleição na sexta-feira passada, que quer uma interação construtiva para melhorar as relações com o mundo, inclusive com os EUA, mas não com Israel.

EFE   
Compartilhar
Publicidade