PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA dizem ao Irã que chegou momento de tomar decisões difíceis em negociação nuclear

27 mar 2015 - 19h32
(atualizado às 19h32)
Compartilhar
Exibir comentários

As negociações entre seis potências mundiais e o Irã sobre seu programa nuclear têm sido "difíceis e muito sérias", e os próximos dias vão mostrar se os iranianos estão prontos para tomar as decisões duras necessárias, disse uma autoridade sênior dos Estados Unidos nesta sexta-feira.

A decisão do presidente iraniano, Hassan Rouhani, de falar com os líderes das seis potências na quinta-feira é "tomara, um sinal de que o Irã está pronto para tomar algumas das decisões difíceis", disse o funcionário do Departamento de Estado, sob condição de anonimato.

A autoridade afirmou que outros ministros das Relações Exteriores do grupo de seis potências, que inclui Grã-Bretanha, China, França, Alemanha, Rússia, além dos Estados Unidos, vão chegar nos próximos dias para se juntar às negociações em Lausanne, na Suíça, antes do fim do prazo de 31 de março para um acordo político preliminar.

Teerã e as potências estão com dificuldades para chegar a um esboço de acordo político que iria lançar as bases para um acordo completo até 30 de junho.

"A dificuldade é que os iranianos não estão se movendo o suficiente. Eles gostam de negociar até o precipício e são muito bons nisso", disse um diplomata ocidental.

Sob um acordo final, Teerã suspenderia atividades nucleares sensíveis por pelo menos uma década e, em troca, sanções financeiras e de petróleo e algumas da ONU sobre o Irã seriam retiradas.

As conversas têm como objetivo acabar com 12 anos de impasse nuclear do Irã com o Ocidente e reduzir o risco de uma guerra no Oriente Médio.

Embora todos os lados concordem que um acordo está mais próximo, há grandes divergências. Teerã insiste na liberdade de continuar a pesquisa sobre centrífugas, máquinas que purificam o urânio para uso em usinas nucleares ou, se altamente enriquecido, em armas, e na retirada imediata de todas as sanções da ONU e das mais severas dos EUA e da União Europeia.

"Houve um progresso enorme em todas as questões", declarou uma autoridade iraniana à Reuters. "Há ainda disputas sobre duas questões - P&D (pesquisa e desenvolvimento) e as sanções da ONU."

Uma autoridade do Ocidente próxima das negociações confirmou que a pesquisa sobre centrífugas e enriquecimento em geral permanece como a questão não resolvida mais difícil.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade