PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: democratas boicotam discurso de Netanyahu no Congresso

O discurso do premiê israelense gerou grande polêmica nos EUA

3 mar 2015 - 13h47
(atualizado às 14h07)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>EUA: democratas boicotam discurso de Netanyahu no Congresso</p>
EUA: democratas boicotam discurso de Netanyahu no Congresso
Foto: AP

Mais de 50 congressistas democratas boicotaram nesta terça-feira o discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no Capitólio dos Estados Unidos, em protesto por ter sido convidado pelo presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, sem consultar a Casa Branca.

"É triste que as ações de Boehner às vésperas das eleições em Israel tenham tornado o ato em algo mais político e menos útil para encarar o tema crítico da não proliferação nuclear e a segurança de nosso aliado mais importante no Oriente Médio", afirmou a senadora Elizabeth Warren, um dos nomes em alta entre os democratas.

O discurso de Netanyahu gerou grande polêmica nos EUA, já que foi convidado diretamente por Boehner, consultar a Casa Branca, algo que provocou notáveis atritos com a Administração do presidente Barack Obama.

Netanyahu defende aliança com EUA apesar de crise sobre o Irã:

A principal assessora de segurança presidência, Susan Rice, classificou a visita do primeiro-ministro israelense como "destrutiva" para a relação bilateral.

Netanyahu afirmou na segunda-feira, em Washington, que o discurso para o Congresso americano, que foca nas rejeições sobre o programa nuclear do Irã, não tem a intenção de "faltar com o respeito" ao presidente Barack Obama.

As declarações do primeiro-ministro israelense foram feitas ao participar do segundo dia da conferência anual do Comitê de Relações Públicas Americano-Israelense (Aipac), principal "lobby" pró-israelense dos EUA, em Whashington.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade