PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA: dados preliminares apontam votação menor que em 2008

7 nov 2012 - 14h28
(atualizado às 14h49)
Compartilhar

A queda no número de eleitores que votaram na disputa pela presidência dos Estados Unidos na terça-feira não impediu que o democrata Barack Obama conquistasse o segundo mandato. No país onde o voto não é obrigatório, os dados preliminares apontam que menos pessoas votaram neste ano do que em comparação com 2008, quando um número recorde de americanos compareceram às urnas para eleger Obama.

O essencial do dia em que os EUA reelegeram Obama
Obama revisita esperança e diz que "o melhor está por vir"
Romey admite derrota: "eleição acabou, mas princípios permanecem"
Fotos: os democratas comemoram e os republicanos choram
Confira como foi o dia de votação nos 50 Estados americanos

Eleitores de Chicago enfrentaram longas filas para votar na terça-feira
Eleitores de Chicago enfrentaram longas filas para votar na terça-feira
Foto: AFP

Confira os especiais das eleições nos EUA
Confira a apuração nos EUA em tempo real
Terra acompanha dia decisivo para o futuro dos EUA
Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos

Veja os vídeos sobre as eleições americanas

De acordo com Curtis Gans, diretor do Centro Universitário Americano para Estudos do Eleitorado, na maioria dos estados o percentual de votantes deve ser menor ainda do que nas eleições de 2004, quando George Bush venceu o democrata Al Gore. Os resultados finais ainda não podem ser conhecidos, porque há muitos votos que não foram contabilizados.

No Texas, o comparecimento dos eleitores na corrida presidencial caiu quase 11% a partir de 2008. Vermont e Carolina do Sul tiveram declínios semelhantes. Já em Maryland, Estado onde a população aprovou uma medida eleitoral que permite o casamento gay, a queda foi de mais de 7%.

De acordo com levantamento da Associated Press, 118 milhões de pessoas votaram na corrida pela Casa Branca, mas esse número deve sofrer um leve aumento com o cálculo dos votos ainda não computados. No entanto, deve ficar longe das 131 milhões de pessoas que votaram em 2008, de acordo com a Comissão Eleitoral Federal.

A maior queda deve se confirmar nos estados da costa leste, atingidos pela tempestade Sandy na última semana. Em Nova York, 15% a menos de eleitores compareceram às urnas em relação a 2008. Em Nova Jersey foram quase 12%. Outro motivo apontado para a baixa participação está no desinteresse dos eleitores, tanto democratas quanto republicanos, pelas propostas de seus candidatos.

Com informações da AP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade