PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA dizem que colônias israelenses na Palestina são 'contraproducentes'

30 mai 2013 - 13h25
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos advertiram Israel nesta quinta-feira ao afirmarem que a instalação de assentamentos em Jerusalém Oriental é "contraproducente" para os esforços por um acordo de paz com os palestinos. A porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, disse que os "israelenses devem reconhecer que o prosseguimento da atividade dos assentamentos e a construção de novas casas em Jerusalém Oriental são contraproducentes para a causa da paz", ao reagir a relatórios de que Israel planeja construir 1 mil novos lares para colonos neste setor da cidade.

"A posição dos Estados Unidos sobre os assentamentos é clara e não mudou: não aceitamos a legitimidade da contínua atividade de assentamento israelense, que prejudica os esforços de paz e contradiz os compromissos e obrigações de Israel", ressaltou.

Danny Seidemann, diretor do organismo de supervisão dos assentamentos Terrestrial Jerusalem, afirmou que foram assinados contratos para a construção de 300 casas na colônia de Ramot e que outras 797 unidades serão colocadas à venda no assentamento de Gilo, perto da cidade palestina de Belém, na Cisjordânia. Essas duas colônias estão situadas em Jerusalém Oriental, o setor de maioria árabe da Cidade Sagrada, ocupada e anexada por Israel desde junho de 1967.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade