PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA condenam possível execução de iraniana

2 nov 2010 - 21h12
(atualizado às 23h08)
Compartilhar

Os Estados Unidos condenaram nesta terça-feira a possível execução pelo Irã de uma mulher iraniana acusada de adultério, cujo caso despertou repercussão ao redor do mundo.

Sakineh Mohammadi Ashtiani, que foi inicialmente condenada à morte por apedrejamento por adultério, será enforcada na quarta-feira como pena por ter sido cúmplice do assassinato de seu marido, de acordo com grupos de direitos humanos.

"Condenamos nos termos mais fortes os aparentes planos do governo do Irã de prosseguir com a execução da senhora Sakineh Mohammadi Ashtiani", disse a Casa Branca em comunicado.

"A falta de transparência do referido processo no caso da senhor Ashtiani, e as ações subsequentes tomadas contra o advogado e a família dela, são inaceitáveis", acrescentou o comunicado.

A Casa Branca afirmou que o caso mostrava o "desrespeito aos direitos humanos" pelo governo de Teerã.

A sentença de apedrejamento à Sakineh havia provocado protestos no mundo todo, inclusive o Brasil, que chegou a oferecer asilo à mulher, que tem 43 anos e dois filhos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade