PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estados árabes fazem apelo por ação internacional contra governo sírio

1 set 2013 - 17h46
(atualizado às 20h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Ministros das Relações Exteriores da Liga Árabe se reúnem no Cairo
Ministros das Relações Exteriores da Liga Árabe se reúnem no Cairo
Foto: Reuters

Estados árabes exortaram a comunidade internacional neste domingo a tomar medidas contra o governo sírio devido a um ataque com gás químico que matou centenas de civis.

A resolução final de uma reunião da Liga Árabe no Cairo fez um apelo às Nações Unidas e à comunidade internacional para "tomar as medidas necessárias contra os culpados desse crime", responsabilizando o regime sírio.

Os ministros das Relações Exteriores da Liga Árabe também disseram que os responsáveis pelo ataque devem enfrentar julgamento, como outros "criminosos de guerra".

Os países árabes exigiram também que "sejam fornecidas todas as formas de apoio solicitadas pelo povo sírio para sua defesa" e reafirmaram "a obrigação de harmonizar os esforços árabes e internacionais para ajudar" os sírios.

A decisão da Liga Árabe não menciona, no entanto, a eventualidade de bombardeios estrangeiros contra a Síria, já que a instituição panárabe, que está profundamente dividida em relação a essa questão, classificada como "ingerência externa" por vários países membros como Egito, Argélia, Iraque e Líbano. Esses três últimos países se abstiveram durante a votação do texto aprovado.

info infográfico síria forças ocidentais
info infográfico síria forças ocidentais
Foto: AFP

Com informações de agências internacionais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade