PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estado Islâmico reivindica ataque a mesquita no Iêmen em publicação no Twitter

22 mai 2015 - 11h41
Compartilhar
Exibir comentários

Uma bomba explodiu em uma mesquita houthi xiita na capital do Iêmen, Sanaa, nesta sexta-feira, ferindo 13 pessoas, disse uma fonte de segurança, e o Estado Islâmico reivindicou responsabilidade pelo ataque em publicação no Twitter.

O bombardeio aconteceu em um cenário de guerra civil no país. Rebeldes houthi apoiados pelo Irã tomaram grandes partes do território, incluindo Sanaa, levando a formação de uma aliança apoiada pela Arábia Saudita, que usa ataques aéreos para tentar parar os avanços. Militantes islâmicos sunitas buscam estender sua influência em meio ao caos.

"Membros do califado em Sanaa detonaram um aparelho explosivo em uma mesquita houthi no distrito do povo... que levou a morte e ferimento de muitos deles (houthis)", informou o Estado Islâmico.

De acordo com uma fonte da segurança em Sanaa, dois dos 13 feridos estavam em condições críticas. A fonte adicionou que a bomba foi plantada dentro da mesquita antes das orações de sexta-feira.

Anteriormente neste ano, um grupo de militantes islâmicos no Iêmen renunciaram sua lealdade ao líder de Al Qaeda e juraram aliança ao chefe do Estado Islâmico.

Em abril, uma nova afiliação do grupo Estado Islâmico no Iêmen publicou um vídeo mostrando o que disseram ser a decapitação de quatro soldados do Iêmen e o fuzilamento de outros 10.

(Reportagem de Omar Fahmy e Mohamed Ghobari)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade