PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estado Islâmico publica vídeo mostrando execução de cristãos

Vítimas seriam etíopes; execuções na Líbia foram feitas por decapitação e fuzilamento

19 abr 2015 - 09h15
(atualizado às 10h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Homens vestidos com roupas laranja são levados para uma praia para serem executados por membros do Estado Islâmico
Homens vestidos com roupas laranja são levados para uma praia para serem executados por membros do Estado Islâmico
Foto: Militant Video / AP

O grupo Estado Islâmico (EI) publicou neste domingo um vídeo mostrando cerca de trinta homens, supostamente cristãos etíopes, sendo executados por jihadistas na Líbia.

O vídeo, de 29 minutos, postado em sites jihadistas, mostra um grupo de pelo menos 16 homens decapitados em uma praia e um outro grupo de 12 pessoas baleadas à morte em uma área de deserto. Eles são identificados como membros da "Igreja etíope inimiga".

Em meados de fevereiro, o EI divulgou um vídeo que mostra a decapitação em uma praia de 21 homens, a maioria confissão copta egípcia, com uma produção semelhante ao vídeo divulgado neste domingo.

Os 16 homens, com roupas laranja, são levados para a praia antes de serem colocado no chão e decapitados com uma faca. Enquanto isso, em uma área de deserto, 12 homens vestidos de preto são mortos à queima-roupa.

Um homem vestido de preto falou em inglês, enquanto os outros algozes, um atrás de cada prisioneiro, aparecem completamente vestidos em trajes militares, e permanecem em silêncio. Todos estão mascarados.

As imagens das execuções concluem o vídeo de 29 minutos. Antes, homens apresentados como cristãos sírios aparecem explicando que os jihadistas lhes deram a opção de se converterem ao Islã ou pagar uma multa, e que eles decidiram dar dinheiro.

O EI controla áreas inteiras da Síria e do Iraque, onde proclamou um califado, em que multiplica assassinatos e execuções. Alguns desses atos são filmados em vídeo e transmitidos - como o deste domingo - como forma de propaganda para os jihadistas.

EI destrói capital de '1º' império da história' :

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade