PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estado Islâmico precisa continuar se expandindo para sobreviver, diz relatório financeiro

27 fev 2015 - 08h35
(atualizado às 08h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Investigadores internacionais disseram nesta sexta-feira que, para o Estado Islâmico continuar financeiramente viável, o grupo precisa expandir os territórios que controla no Iraque e Síria e conquistar mais fontes recursos.

A Força-tarefa para Ação Financeira (FATF), com sede em Paris, disse em relatório que o grupo islâmico precisa de grande quantidade de dinheiro para governar áreas que conquistou, já que é incerto por quanto tempo conseguirá financiar seu nível atual de atividades.

"Para manter sua manutenção financeira e despesas em áreas que opera, (o Estado Islâmico) precisa ser capaz de conquistar territórios adicionais para explorar recursos", disse o relatório.

A força-tarefa, formada por oficiais do governo de diversos países que combatem a lavagem de dinheiro, apontou que o grupo gerou muito dinheiro ao se apropriar de campos de petróleo e atividades criminais, como roubos e extorsões.

"Acabar com esses grandes fluxos de receita é um desafio e uma oportunidade para a comunidade global derrotar esta organização terrorista", disse o relatório da FATF.

Diminuir os recursos financeiros do grupo é um dos aspectos de uma campanha liderada pelos Estados Unidos para destruir o Estado Islâmico, variando de ataques militares à contra-propagandas.

O relatório informou que ataques aéreos dos Estados Unidos e seus aliados contra as instalações petrolíferas do Estado Islâmico, assim como a queda do preço do petróleo e a necessidade própria do grupo por produtos derivados de petróleo, "diminuíram significativamente" sua receita.

A FATF informou que existia uma "vontade de identificar melhor a origem, intermediários, compradores, transportadores, comerciantes e rotas por quais o petróleo produzido em território do Estado Islâmico é traficado".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade