PUBLICIDADE

Oriente Médio

EI ergue bandeira sobre cidadela de Palmira, na Síria

Museu de Palmira foi invadido pelo grupo terrorista, porém maior parte das antiguidades foi retirada do local

23 mai 2015 - 10h11
(atualizado às 12h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Bandeira do grupo terrorista Estado Islâmico teria sido hasteada em cidade histórica da Síria
Bandeira do grupo terrorista Estado Islâmico teria sido hasteada em cidade histórica da Síria
Foto: AP

Combatentes do Estado Islâmico ergueram sua bandeira sobre uma antiga cidadela na cidade histórica de Palmira, na Síria, de acordo com fotos postadas na Internet durante a noite por simpatizantes do grupo.

O ministro sírio para Antiguidades, Maamun Abdelkarim, confirmou a informação de que bandeira foi colocada no topo da cidadela do século XIII.

Siga o Terra Notícias no Twitter

EI divulgou imagens da cidade síria que tomou nesta semana
EI divulgou imagens da cidade síria que tomou nesta semana
Foto: AP

Os militantes tomaram a cidade, também conhecida como Tadmur, na quarta-feira, depois de dias de violentos combates com o exército sírio. "A cidadela de Tadmur está sob o controle do Califado", dizia a legenda de uma das fotos postadas em sites de mídia social. Em outra, um combatente sorridente aparece de pé em cima de uma dos muros da cidadela, carregando a bandeira preta. Não foi possível verificar a autenticidade das fotos.

Iraque divulga imagens de ataque que teria matado líder do EI:

O grupo extremista radical sunita declarou um califado islâmico no território que controla no Iraque e na Síria, realizou operações na Líbia e, na sexta-feira, assumiu a responsabilidade por um ataque suicida contra uma mesquita no leste da Arábia Saudita.

Eles destruíram monumentos históricos e antiguidades que veem como idólatras em outras cidades, e há temores que façam o mesmo agora em Palmira, lar de renomadas ruínas da era romana, incluindo templos bem preservados, colunatas e um teatro.

Grupo terrorista entrou no Museu de Palmira

O grupo jihadista entrou na quinta-feira no museu da localidade, afirmou o ministro sírio para Antiguidades. 

Os jihadistas "quebraram réplicas de gesso que representam a vida na era pré-histórica". "Depois retornaram na sexta-feira, fecharam as portas e colocaram guardas", completou Abdelkarim em uma entrevista coletiva em Damasco, na qual citou os depoimentos de moradores de Palmira.

Porém, a maior parte das antiguidades do museu foi retirada e levada para Damasco antes do EI assumir o controle de Palmira. "Não ficou quase nada no museu da cidade, que fica fora do sítio arqueológico de Palmira", completou Abdelkarim.

EI: 'Amamos a morte tanto quanto vocês amam a vida':

"Enviamos progressivamente peças antigas para Damasco, mas há peças enormes como os sarcófagos (na entrada do museu) que pesam de 3 a 4 toneladas e que não conseguimos mover. Isto é o que nos preocupa", disse.

O ministro também disse que não foram registradas movimentações do no sítio arqueológico e manifestou o desejo de que os jihadistas "não repitam as mesmas destruições que cometeram no Iraque".

Abdelkarim pediu o apoio da comunidade internacional para "salvar" Palmira.

A cidade de Palmira é famosa por suas colunas romanas, templos e torres funerárias, vestígios de um brilhante passado.

Situada 210 km ao nordeste de Damasco, a "pérola do deserto", considerada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, é um oásis que viu seu nome aparecer pela primeira há 4.000 anos e foi um local de trânsito das caravanas entre o Golfo e o Mediterrâneo, assim como uma etapa na Rota da Seda.

Com informações da AFP e Reuters

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade