PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estado Islâmico divulga vídeo de explosão de aviões de guerra em base na Líbia

11 jun 2015 - 19h47
Compartilhar
Exibir comentários

O braço do grupo militante Estado Islâmico na Líbia divulgou um vídeo nesta quinta-feira com a intenção de mostrar a explosão de dois aviões de guerra em uma base aérea enquanto seus combatentes exibiam armamentos pesados em demonstração de força.

Combatentes do grupo Amanhecer Líbio disparam artilharia contra militantes do Estado Islâmico, perto de Sirte, na Líbia, em março. 19/03/2015
Combatentes do grupo Amanhecer Líbio disparam artilharia contra militantes do Estado Islâmico, perto de Sirte, na Líbia, em março. 19/03/2015
Foto: Goran Tomasevic / Reuters

O vídeo mostrou os combatentes do grupo manobrando um tanque, disparando uma salva de morteiro e destruindo os aviões estacionados em frente a um hangar na base tomada pelos militantes perto da cidade de Sirte, centro do país.

A autenticidade do vídeo não pôde ser verificada.

Militantes tomaram o aeroporto militar e civil de Sirte há duas semanas, expandindo sua área de controle e explorando um vazio na segurança do país produtor de petróleo, onde dois governos paralelos disputam o poder.

Os militantes haviam, no começo desta semana, tomado uma usina de energia em Sirte, completando uma tomada gradual da cidade iniciada em fevereiro após terem repelido uma força enviada da cidade de Misrata leal ao governo rival de Trípoli.

No vídeo, um combatente sudanês tirava sarro das tropas de Misrata, que bateram em retirada de Sirte, e prometeu tomar a outra cidade.

Desde o começo do ano, militantes na Líbia leais ao Estado Islâmico têm reivindicado responsabilidade pela morte de dezenas de cristãos egípcios e etíopes e pelo ataque ao hotel de luxo Corinthia, em Trípoli, contra embaixadas e campos de petróleo.

(Por Ahmed Elumami, Ayman al-Warfalli, Ali Abdelati e Ahmed Tolba)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade