PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estado Islâmico controla partes de outra cidade histórica da Síria

16 mai 2015 - 15h26
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) arrebatou neste sábado do exército sírio o controle de amplas partes do norte da cidade de Palmira, no centro da Síria e cujas ruínas estão incluídas na lista do Patrimônio da Humanidade da Unesco.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que pelo menos 29 membros do EI e 47 soldados governamentais morreram ou ficaram feridos nos combates que acontecem em um bairro do norte da cidade e nas imediações da cidadela de Fajr Edin, assim como nos arredores da jazida de gás de Al Hil.

Os jihadistas conseguiram avançar em Palmira graças ao fato de que hoje intensificaram sua ofensiva e receberam reforços de combatentes nesse área.

Por sua parte, a agência de notícias oficial síria "Sana", que citou uma fonte militar, indicou que as forças armadas redobraram suas operações para defender Palmira e outras áreas do leste da província central de Homs.

A fonte destacou que a aviação militar teve como alvo "os terroristas do EI" em Al Hil e nos jazidas petrolíferas de Ark e Yazl, onde matou dezenas de seus oponentes.

Ontem, o governador da província de Homs, Talal al Barazi, disse à Agência Efe por telefone que os choques estavam ainda longe da cidade antiga, pois se produziam a cerca de sete quilômetros de distância.

Os combates ocorreram em áreas no nordeste da cidade moderna de Palmira, em cuja periferia ocidental ficam os sítios arqueológicos.

Na Antiguidade, Palmira, localizada em um oásis, se transformou no século I a.C. em ponto de encontro das caravanas da Rota da Seda.

Antes do início do conflito na Síria em março de 2011, suas ruínas, com seus teatros e templos, foram um dos principais centros turísticos do país árabe.

Esta cidade é um dos seis lugares sírios inscritos na lista do Patrimônio da Humanidade da Unesco, junto aos centros históricos de Aleppo, Damasco e Busra; o Krak dos Cavaleiros e as aldeias antigas do norte.

Todos estes lugares estão também na lista do Patrimônio Mundial Ameaçado pela situação atual na Síria.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade