PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estado Islâmico ataca posições curdas no Iraque

30 jan 2015 - 14h59
Compartilhar

Militantes do Estado Islâmico atacaram forças curdas a sudoeste da cidade iraquiana de Kirkuk nesta sexta-feira.

O Estado Islâmico tem enfrentado forças iraquianas e milícias xiitas com frequência mais ao sul e oeste, mas ataques em Kirkuk, que é controlada pelos curdos, e arredores são menos frequentes.

O petróleo subiu para mais de 49 dólares o barril nesta sexta por causa da violência na região rica na commodity.

A polícia da província de Kirkuk disse que os militantes dispararam projéteis de morteiros e atacaram posições de combatentes curdos em quatro bairros.

Mais tarde, militantes detonaram um carro-bomba em um hotel no centro da cidade de Kirkuk e enfrentaram forças curdas peshmerga.

Uma autoridade peshmerga disse à Reuters que suas forças recapturaram o distrito de Mariam Bek, mas afirmou que havia confrontos em andamento em Tal al-Ward, Maktab Khalid e Mullah Abdullah.

Fontes militares curdas disseram que os peshmergas repelitam ataques ao amanhecer de homens do Estado Islâmico em pontos diferentes ao longo de uma linha de frente de mais de 1.000 quilômetros.

O oficial curdo Hemin Hawrami disse no Twitter que 45 militantes e sete "mártires" curdos foram mortos nos arredores de Kirkuk. Fontes médicas disseram que o comandante Sherko Fatih estava entre os mortos.

Pelo menos outros sete combatentes curdos morreram em um ataque suicida em um posto de verificação perto da cidade de Jalawla, 160 quilômetros a sudesre de Kirkuk, segundo fontes peshmergas e da área médica.

Mais de 800 peshmergas foram mortos em combates desde que o Estado Islâmico tomou suas posições de defesa no norte do Iraque no ano passado, o que levou os Estados Unidos a lideraram uma campanha de ataques aéreos.

Os curdos agora já conseguiram reconquistar a maior parte do terreno perdido, mas comandantes reclamam que permanecem mal equipados em comparação com os militantes do Estado Islâmico, que tomaram armamentos do Exército do Iraquiano ao conquistarem Mosul em junho.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade