PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estado Islâmico ataca capital de província no Iraque; governo sofre revés

10 abr 2015 - 16h47
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Militantes do Estado Islâmico atacaram a capital da vasta província iraquiana de Anbar em múltiplas frentes nesta sexta-feira, tomando duas áreas nos arredores da cidade e causando um revés na campanha do governo para recuperar a região desértica.

Os jihadistas empregaram veículos e homens-bomba para romper as linhas do governo do Iraque ao norte da cidade de Ramadi de quinta para sexta-feira antes de atacar a pé, disseram autoridades de segurança e uma fonte de um hospital.

O líder do conselho provincial de Anbar, Sabah Karhout, pediu ao primeiro-ministro, Haider al-Abadi, que envie reforços militares e suprimentos para os combatentes com urgência, alertando que estão ficando sem munição.

Abadi visitou Anbar na terça-feira e declarou o início da operação para liberar o coração da região sunita, procurando capitalizar a vitória da semana passada sobre o Estado Islâmico na cidade de Tikrit.

Mas no começo desta sexta-feira uma fonte da polícia em Ramadi afirmou que os insurgentes ocuparam metade da área de Albu Faraj, e mais tarde Athal al-Fahdawi, um membro do conselho provincial, disse que a localidade foi totalmente dominada.

Um oficial do Exército e a fonte policial culparam alguns membros da tribo Albu Faraj por deixarem os militantes se infiltrarem em sua área. Os insurgentes também tomaram a área adjacente de Albu Aitha, de acordo com Fahdawi e com o líder tribal local Sheikh Ghassan al-Ithawi.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade