PUBLICIDADE

Oriente Médio

Espanha exibe vídeo de atentado suicida contra Exército sírio

22 jun 2013 - 20h43
(atualizado em 26/6/2013 às 07h40)
Compartilhar

O ministério espanhol do Interior exibiu neste sábado um vídeo do ataque suicida de 'jihadistas' ligados à Al-Qaeda, no dia 1º de junho de 2012, contra um campo do Exército sírio em Al Nairab de Idlib.

O vídeo, divulgado um dia após o desmantelamento da rede terrorista ligada à Al-Qaeda em operações no Marrocos e Espanha, foi exibido pelo ministro espanhol do Interior, Fernández Díaz, que revelou o envio de 50 'jihadistas' à Síria, alguns dos quais perpetraram atentados suicida.

A gravação, de nove minutos, mostra um homem falando em árabe com uma arma automática na mão. Em outro plano, um homem aparece com uma bandeira da frente islâmista Al Nosra, grupo ligado à Al-Qaeda muito ativo na Síria.

Em seguida, o homem abraça seus companheiros e sobe em um caminhão militar. No final, o vídeo mostra o caminhão a certa distância explodindo em um campo militar.

O ministério espanhol também exibiu outro vídeo, que mostra alguns dos oito suspeitos detidos em Ceuta, enclave espanhol no norte do Marrocos, e na vizinha cidade marroquina de Fnideq, antes de seu traslado a Madri, escoltados pela polícia e o Exército espanhol.

A rede seguia ordens da direção da Al-Qaeda e tinha duas bases: uma em Ceuta e outra em Fnideq, explicou o ministro do Interior.

Os 'jihadistas' enviados à Síria entraram no país pela Turquia, segundo o ministério.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade