PUBLICIDADE

Oriente Médio

Escultura no Iraque homenageia autor de "sapatada" em Bush

29 jan 2009 - 17h40
(atualizado às 18h49)
Compartilhar

Uma gigantesca escultura de bronze no formato de um sapato foi erguida na cidade iraquiana de Tikrit, terra natal do ex-ditador Saddam Hussein, para homenagear o jornalista que atirou os dois sapatos contra o ex-presidente americano, George W. Bush, no ano passado, informou a AFP nesta quinta-feira.

A escultura de bronze no formato de um sapato foi erguida na cidade iraquiana de Tikrit
A escultura de bronze no formato de um sapato foi erguida na cidade iraquiana de Tikrit
Foto: Reuters

O sapato, dentro do qual uma árvore foi plantada, tem 3 m de altura e fica sobre um pedestal branco, com um arbusto de rosas ao lado. A escultura foi construída nos jardins de uma fundação iraquiana que cuida de crianças órfãs, cujos pais morreram vítimas da violência que assola o país desde a invasão americana, em 2003.

Um poema, gravado em uma placa na base da escultura, também faz parte da homenagem ao jornalista iraquiano, criada pelo artista de mesma nacionalidade Laith al-Ameri. "Isso é um presente para a família de Muntazer al-Zaidi, um herói, cujo gesto ajudou o povo iraquiano a sentir orgulho", comentou um membro da fundação no dia da inauguração, que foi presenciada por cerca de 400 pessoas.

O fundador da organização, Shaha al-Juburi, garantiu que a escultura não tinha qualquer apoio ou ligação com partidos ou movimentos políticos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade