PUBLICIDADE

Oriente Médio

Erdogan diz que Turquia vai desconsiderar votação europeia sobre morte de armênios

15 abr 2015 - 11h26
(atualizado às 11h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse que o país vai desconsiderar a votação desta quarta-feira no Parlamento Europeu sobre os assassinatos em massa de armênios em 1915, que foram descritos pelo papa como genocídio.

Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, durante cerimônia em Ancara.  03/03/2015
Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, durante cerimônia em Ancara. 03/03/2015
Foto: Umit Bektas / Reuters

O Parlamento Europeu deve discutir uma resolução para marcar os 100 anos das mortes de até 1,5 milhão de armênios sob o domínio do Império Turco-Otomano.

"Independentemente da decisão do Parlamento Europeu sobre as acusações do genocídio armênio, entraria por um ouvido e sairia pelo outro", disse Erdogan durante entrevista coletiva no aeroporto de Ancara antes de partir para visita oficial ao Cazaquistão.

No domingo, o papa Francisco se tornou o primeiro líder da Igreja Católica a publicamente chamar a morte dos armênios de "genocídio", levando a Turquia a convocar o embaixador do Vaticano e chamar o seu próprio de volta ao país.

A Armênia, alguns historiadores ocidentais e países estrangeiros se referem às mortes como genocídio.

A Turquia, de maioria muçulmana, concorda que armênios cristãos foram mortos em confrontos com soldados otomanos que começaram em 15 de abril de 1915, quando armênios viviam sob o império comandado por Istambul, mas nega que as mortes foram um genocídio.

Cerca de 100 mil armênios ainda vivem na Turquia, incluindo os que são cidadãos turcos e os que não são, e nunca foram mal-tratados, disse Erdogan.

"Ambos cidadãos e não cidadãos armênios estão aproveitando as oportunidades de nosso país. Podíamos deportá-los, mas não fizemos isto", completou o presidente.

(Reportagem de Humeyra Pamuk e Eçe Toksabay)

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS CS PF

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade