PUBLICIDADE

Oriente Médio

Erdogan dá "último aviso" aos manifestantes de Istambul

13 jun 2013 - 08h46
(atualizado às 08h59)
Compartilhar

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, deu nesta quinta-feira um "último aviso" aos manifestantes para que abandonem imediatamente o parque Gezi de Istambul, que deu início aos protestos políticos que agitam a Turquia há duas semanas.

"Tivemos paciência até agora, mas a paciência está se esgotando. Faço meu último aviso: mães, pais, por favor, retirem seus filhos", disse Erdogan em um discurso em Ancara para os prefeitos de seu partido, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).

"Não podemos esperar mais porque o parque Gezi não pertence às forças que o ocupam. Pertence a todos", completou.

"Faço um apelo aos irmãos defensores do meio ambiente, não nos façam ficar tristes por mais tempo. Deixem que limpemos o parque Gezi para devolvê-lo a seus autênticos proprietários, os moradores de Istambul", insistiu o chefe de Governo.

No discurso, Erdogan também confirmou a vontade de convocar uma consulta com a população de Istambul sobre o projeto de reforma urbana da praça Taksim e do parque Gezi, que desencadeou protestos contra o governo em 31 de maio.

"Uma prefeitura pode consultar seus habitantes no distrito de Beyoglu (onde fica o parque) ou em toda Istambul. Não há impedimentos legais", disse o primeiro-ministro, em uma resposta aos que afirmam que o referendo seria ilegal.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade