PUBLICIDADE

Oriente Médio

Equipe de armas químicas da ONU vai visitar Síria no domingo

16 ago 2013 - 11h55
Compartilhar

A missão da ONU para investigar o suposto uso de armas químicas na guerra civil da Síria planeja entrar no país no domingo, disseram autoridades nesta sexta-feira.

A equipe, composta por especialistas em armas da Organização para a Proibição de Armas Químicas, pretende investigar as alegações de uso de gás sarin e outros agentes tóxicos nervosos.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse na quarta-feira que os detalhes da viagem foram arranjados com o governo sírio e que a ida da equipe é iminente.

Uma autoridade disse à Reuters nesta sexta-feira que a equipe iria para a Síria no domingo, caso as condições de segurança permitam. Um diplomata da região confirmou a agenda.

Um local a ser visitado pelos especialistas da ONU é Khan al-Assal, em Aleppo, onde o governo da Síria diz que rebeldes usaram armas químicas em março.

Dois outros locais ainda não foram determinados e podem ser muito perigosos para a equipe visitar, disse a autoridade.

O governo sírio e a oposição acusaram um ao outro de usar armas químicas durante o conflito de dois anos, e ambos negaram. O inquérito da ONU tentará estabelecer apenas se foram usadas armas químicas, e não quem as usou.

Os Estados Unidos disseram em junho que as forças de Assad usaram armas químicas contra os combatentes rebeldes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade